terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gratin de batatas e bacon

Fonte desta receita o meu blog
Faço muitas vezes estas batatas gratinadas, a receita não a tirei de nenhum livro, fui-a aperfeiçoando aos poucos para ficar mais saborosa e ao gosto de todos.Aqui vai a receita feita à minha moda. Não meto quantidades porque depende das pessoas que estejam para comer e da fome que tenham.

Ingredientes
batatas
1 cebola
2 dentes de alhos
leite
bacon cortado aos cubos
queijo ralado
1 bola de mozarella
manteiga para untar o pirex
sal q.b.
pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação
Comece por acender o forno a 200 °.
Unte um pirex com manteiga e reserve.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas fininhas. Corte também a cebola em rodelas finas e esmague os dentes de alho. Num recipiente misture as batatas, a cebola e os alhos, tempere com um pouco de sal (pouco porque o bacon e o queijo ralado são salgados), pimenta e a noz moscada.
Deite no pirex metade das batatas, por cima deite o bacon e metade do queijo ralado, cubra com o resto das batatas. Deite leite até as batatas ficarem quase cobertas. Por fim cubra com a mozarella cortada em fatias fininhas e o resto do queijo ralado. Leve ao forno durante +/- 40 minutos.

1 comentário:

disse...

Já comi algo muito parecido... mas em vez de bacon era chouriço...
foi um "primo" que fez... é eslováquio e era uma prato de lá... estava bom eu gostei... mas o jantar foi só aquilo... não havia carne... só batatas com chouriço! LOL Para mim era suficiente, mas para os outros dois homens convidados... eu acho que ficaram com fome... lol
Está excelente o teu prato.